O mercado varejista de cosméticos possui alta competitividade, e passaram a reconhecer a importância de entender as necessidades e o comportamento dos consumidores para então satisfazê-los na oferta de seus produtos e serviços.

Esta compreensão do comportamento dos consumidores torna-se cada vez mais um dos fatores essenciais para que os varejistas criem estratégias de atendimento, moldando a abordagem de venda e tornando-a adequada para a situação e perfil do consumidor.

O entendimento dos processos de venda e os fatores que o influenciam torna possível reconhecer o perfil do consumidor intervindo positivamente no relacionamento vendedor-cliente, obtendo como resultado final desta relação a efetivação da venda e a satisfação do cliente.

O vendedor varejista alcançará com maior facilidade a satisfação do cliente  se possuir os seguintes atributos: 

  • Comunicabilidade – ter facilidade para comunicar-se;
  • Aparência pessoal – boa imagem pessoal, vendedores devem ser asseados, simpáticos;
  • Personalidade – ser sociável, sincero, confiável, criativo, ter disposição para o trabalho e para colaborar com o cliente;
  • Conhecimento – conhecer o produto ou serviço em sua totalidade, mostrar segurança ao comprador de que entende do assunto;
  • Atitude – atitude sempre positiva, perante si mesmo, a empresa e o cliente;
  • Saber ouvir – manter atenção e interesse no cliente, notar suas emoções, demonstrar empatia, fazer perguntas e esclarecer dúvidas;
  • Similaridade – paridade entre o vendedor e o cliente. Exemplo: uma loja de artigos de luxo precisa de profissionais sofisticados que conheçam bem os produtos; e
  • Adaptabilidade –adaptar-se com facilidade aos métodos de vendas, perceber as necessidades dos clientes, adequar a linguagem quando necessário.

A influência da venda pelo vendedor no varejo afeta diretamente na decisão de compra, uma vez que, o vendedor pode utilizar-se das suas aptidões e/ou treinamentos para atrair o cliente e convencê-lo a fechar a oferta.
Portanto, os atributos e o nível de preparação dos vendedores têm grande influência na transmissão da imagem desejada pela empresa varejista junto ao seu público-alvo.
Dentre os objetivos da venda pessoal no varejo, destacam-se:

  1. Persuadir os consumidores que adentram a loja a comprar;
    Atender e orientar os clientes;
  2. Apresentar e demonstrar produtos aos clientes;
  3. Elucidar dúvidas e reduzir a percepção de riscos dos clientes na realização de compras;
  4. Estimular a compra por impulso de itens ou produtos relacionados à compra básica do cliente;
  5. Completar a venda;
  6. Providenciar nível adequado de serviços aos clientes;
  7. Gerar e manter a satisfação dos clientes visando sua fidelização;
  8. Informar fatos e dificuldades relacionados a vendas aos gestores da empresa.

Percebemos então que a venda pessoal no varejo compreende a troca de ideias, impressões, percepções e significados entre vendedor e cliente, numa relação que envolve empatia e confiança.