Você conhece os seus clientes?

Domine a técnica persuasiva correta para aumentar suas vendas

Nem todo cliente é igual, e você sabe disso. Alguns exigem muita atenção e gostam de ajuda, outros são afugentados por essa abordagem, e existem muitos outros perfis. Como vender bem para todos eles?

É isso que você vai desvendar hoje. Na nossa distribuidora de cosméticos, temos todos os perfis possíveis de clientes, em toda Santa Catarina. Saber como lidar com cada um deles, é o que nos garante o destaque no mercado.

Hoje, compartilhamos com você este conhecimento extremamente útil, que pode definir se sai ou não venda, de cada pessoa que entrar na sua loja. Existem dezenas de tipos de clientes catalogados por diferentes autores, e nós vamos nos concentrar nos principais, baseados no SEBRAE.

Veja os 4 tipos mais comuns:

Tem dificuldade em tomar uma decisão de compra – e às vezes, quanto mais opções, mais difícil será para decidir. É um cliente que precisa do seu direcionamento, com perguntas para ajudá-lo a definir o que ele realmente precisa, ou quer. Se possível, permita que ele faça um teste do produto que está interessado.

Costuma direcionar a conversa, ele mesmo já pesquisou sobre os produtos que está interessado, e já tem preferências por algumas marcas ou itens. Mais exigente, precisa sentir que você tem conhecimento sobre o produto e a necessidade dele, debater alternativas com ele, e pode ser persuadido a uma compra combinada, levando outros produtos que complementam o efeito daquele que estava sendo procurado.

Geralmente não gosta muito de ser abordado, e prefere decidir tudo sozinho. Caso precise da sua ajuda, será para encontrar aquilo que já sabe que quer, e não gosta de esperar. Você precisa deixar este cliente à vontade, avisando-o que está disponível para tirar dúvidas ou providenciar os produtos que ele quer. Seja ágil e demonstre que valoriza o tempo dele.

Aquele que você costuma ver com frequência: fica bem claro que o seu negócio é a primeira opção de compra para ele. Valorize-o, com vantagens exclusivas como cashback, acúmulo de pontos fidelidade, ou outras ações. Personalize o atendimento, demonstre que o conhece, que repara nos seus gostos e naquilo que o cliente conversa enquanto está na experiência de compra.

E não deixe de acessar os nossos materiais no blog e no Instagram, para ter sempre dicas atualizadas sobre empreendedorismo, vendas e gestão!

 

Todos juntos, todos os dias!