Como o cenário econômico pode ser resumido nas vendas de um item pequeno como um batom? É o que a Forbes americana explica, e a sua distribuidora de cosméticos em Santa Catarina traduz para você.
O efeito lipstick, ou efeito batom, é a tradução do termo cunhado pela professora de economia e sociologia Juliet Schor, dos Estados Unidos. A premissa é que em tempos de recessão econômica, itens pequenos como o batom, aumentam expressivamente as suas vendas.
E não é qualquer batom, ou o mais barato: na falta de poder investir em outros itens de marcas mais caras, são as marcas consideradas de luxo que saem na frente. As cores mais neutras também não são as mais procuradas para isso, e sim as mais alegres.
Mas por que um batom, e não qualquer outro item? De acordo com Schor, o batom é usado em lugares semipúblicos, como o banheiro de um restaurante ou local de trabalho, por exemplo.
Nesta pequena demonstração de poder aquisitivo, existe um conforto para as mulheres, em tempo de pouco poder de compra.
E como você pode utilizar este dado ao seu favor?
👄 colocando em evidência os itens (como o batom, gloss, lipstick, liptint) para as suas clientes;
👄 focando mais na apresentação do produto de uma forma que dê a atmosfera glamourosa, do que no preço;
👄 priorizando aqueles itens cuja embalagem já demonstre um investimento maior (dica extra: cromados e metalizados causam este efeito).
Nem todas as decisões de compra são baseadas em preço, mesmo quando o momento parece pedir que o seu foco esteja todo em itens mais básicos.
Não deixe de estimular o efeito lipstick na sua loja: acesse o nosso site e confira todas as nossas marcas!
Todos juntos, todos os dias!
Fonte: https://www.forbes.com/sites/pamdanziger/2022/06/01/with-inflation-rising-the-lipstick-effect-kicks-in-and-lipstick-sales-rise/?sh=475109011276