A exposição de produtos pode ser simples, mas com planejamento adequado para facilitar o acesso aos clientes, assim a exposição deve ser feita estrategicamente para facilitar as vendas.

Um bom ambiente faz o cliente permanecer mais tempo na loja, e ainda fará boa propaganda.

A loja deve ter espaço para uma boa circulação entre as gôndolas e com iluminação adequada, que seja clara e com conforto visual, a iluminação também pode destacar determinados produtos que estão em promoção ou se quer chamar a atenção do cliente .

A ambientação dos corredores deverá manter a atenção do cliente, convidando-o a compra em função de ser um local agradável e de fácil identificação dos produtos nas gôndolas.

Alguns pontos importantes na organização das gôndolas:

• Em relação ao estabelecimento como um todo, os produtos mais procurados devem ser colocados no fundo da loja;

• Em relação aos níveis das prateleiras:

  • os produtos com maior margem de lucros devem ser colocados na altura dos olhos dos clientes, pois são os primeiros a ser vistos;
  • nas prateleiras abaixo (próximo a linha da cintura) são colocados os produtos com maior venda;
  • nas prateleiras de acima sugere-se que se coloque produtos com menor interesse pelos clientes;
  • nas prateleiras de baixo também podem ser colocados os produtos mais pesados.

Lembrando que a visão do cliente se faz geralmente de cima para baixo e não de lado a lado, por isso é interessante colocar um mesmo tipo produto no espaço de gôndola e se tiver maior estoque, colocar na prateleira logo abaixo, buscando maior diversidade de produtos de uma mesma categoria na mesma prateleira.

O layout das gôndolas é um fator de atração para os cliente, por isso deve ter uma certa organização dos diversos produtos de maneira que o cliente entenda, por isso deve-se organizar por categorias e subcategorias, ( ex: gôndolas de produtos de banho, gôndolas para perfumaria, gôndolas para saude bucal, …) pode-se fazer alguma ligação com produtos para vendas complementares, ex: shampoo de bebê e ao lado sabonete de bebe, chupetas e demais produtos para bebe, com o cuidado para não criar confusão para os clientes.

A área do caixa deve ser bem aproveitada , pois sempre há aquisição de produtos por impulso.

A utilização de comunicação visual é importante, pois cria uma identidade visual, (peças decorativas, banners, cartazes, mobiles, dentre outros.)

É importante a troca de idéias e informações com os fornecedores, eles podem ajudar a encontrar o melhor posicionamento para divulgação dos produtos.

As Promoções

Produtos em promoção devem ter destaque especial, geralmente na frente de gôndolas ou em gôndolas móveis, pequenas ilhas desses produtos na frente ou entrada da loja e vitrines.

É importante sempre que se fizer promoção, pedir ajuda para o fornecedor ou seus promotores de venda, eles tem experiência em vários mercados; não esqueça que produtos em promoção são chamariz para aquisição de outros produtos na loja.

Por mais que "chamar a atenção" seja bom, o varejista deve se preocupar com a harmonia da exposição, de forma a não gerar poluição visual e dificultar a visibilidade do cliente.

Em um ambiente agradável, bem iluminado, com os produtos bem posicionados e com os devidos destaques pontuais, os clientes acham o que procuram e também os outros produtos de seu interesse e necessidade.