Você já sabe que o setor de cosméticos é o nosso grande carro chefe – estamos sempre em busca de novas marcas e melhores oportunidades para você. Mas para chegar nas nossas escolhas de parceiros, nós fazemos um processo intenso de pesquisa e curadoria do mercado.
E é um pouco deste processo de análise, pesquisa e detalhamento que vamos dividir com você hoje. Para que você também possa ter as suas projeções, planejamento estratégico e ideias que façam sentido no seu negócio.
O mercado de cosméticos no Brasil tem sido um dos mais promissores do mundo, e espera-se que continue a crescer nos próximos anos. Com a economia do país se recuperando gradualmente da pandemia, a indústria de beleza está se preparando para uma nova era de crescimento e inovação.
Uma pesquisa Datafolha/ICTQ traçou o perfil socioeconômico dos consumidores de produtos de beleza em farmácias e drogarias no Brasil. Foi possível observar que as mulheres são as que mais consomem nesses estabelecimentos. E dentre os consumidores, a faixa etária que mais se destaca é a de 26 a 40 anos. Ainda de acordo com o estudo, a classe C é a campeã nesse tipo de consumo, sendo a maioria com escolaridade de nível superior.
As categorias que apresentam maior crescimento são fragrâncias, produtos para a pele, dermocosméticos, produtos para banho e higiene oral.
As pessoas estão muito cuidadosas com a higiene pessoal, especialmente a limpeza das mãos.
As principais tendências do mercado de higiene e beleza em 2023 são: sustentabilidade, diversidade, tecnologia e experiência do usuário. Mas o que significa cada uma destas tendências?
Sustentabilidade - os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos produtos que compram, e isso inclui desde embalagens recicláveis até ingredientes naturais e orgânicos.
Diversidade - as pessoas estão buscando cada vez mais produtos que atendam às suas necessidades específicas, independentemente da cor da pele, tipo de cabelo ou outras características. As empresas que conseguirem oferecer uma ampla gama de produtos que atendam a essa demanda terão uma vantagem competitiva significativa.
Tecnologia - as empresas estão investindo em tecnologia para melhorar a eficácia de seus produtos, criar novas fórmulas e melhorar a experiência do usuário. Isso inclui desde aplicativos que ajudam os consumidores a escolher o produto certo até novas tecnologias de fabricação que tornam os produtos mais eficazes.
Experiência do usuário - os consumidores querem sentir-se bem ao usar produtos de beleza, e as empresas estão investindo em embalagens atraentes, aromas agradáveis e texturas suaves para garantir que os consumidores tenham uma experiência satisfatória.
Levando estes pontos em consideração, é possível fazer escolhas de marcas e produtos que atendem às demandas do seu cliente (que você conhece como ninguém) e aprofundar a experiência positiva de compra.
Quanto mais o seu estabelecimento estiver fixado na mente do seu cliente como o lugar ideal para encontrar o que ele(a) busca, mais você prospera! Confira sempre os nossos materiais e os produtos e marcas disponíveis para oferecer a maior variedade possível!