Com o avanço da sociedade e da globalização, os produtos no mercado podem ser encontrados facilmente, por isso, o que fica em destaque é a identidade que cada empresa varejista coloca em seus produtos, ou melhor, a marca.
A partir daí podemos entender que nasce a estratégia de ‘Branding’, que visa o seu diferencial e valorização, pois essa identidade permite praticar preços melhores e rentabilizar a operação, isso tem a ver com a marca, com o reconhecimento.
Ha uma preocupação em manter o relacionamento com seus clientes, uma vez que existe menor incidência de inovação na maioria dos segmentos, o foco se da na fidelização dos clientes com a marca. Nesse sentido, o branding é uma estratégia de gerenciamento que visa o aumento da credibilidade da empresa varejista, e geração de valor de uma marca diante dos consumidores, pois o reconhecimento e lembrança positiva aumenta visibilidade, produz engajamento e gera boa avaliação.
Para isso, os varejistas devem contar com uma gestão de marca estratégica e alinhada a uma cultura de inovação, e isso não quer dizer que seja necessário um grande investimento, gerenciar a marca estrategicamente é criar ações que orientem a percepção do público em relação a imagem que queremos passar tanto subjetivamente (modernidade, confiança, agilidade,…) quanto objetivamente (cores, logo, iluminação, forma de atendimento, organização,…), estas ações em conjunto mostram valor para o cliente.
Os valores humanos tendem a prevalecer no que se refere a decisão de compra e ao posicionamento das marcas no mercado de consumo, ou seja , a boa experiencia do consumidor quando compram.
Entre os principais benefícios, destacam-se:
- posicionamento da marca: é essencial alcançar uma posição de destaque no mercado;
- fidelização de clientes: a identificação da marca com os valores dos clientes;
- direcionamento de marketing: com a identidade bem definida, a produção de conteúdo fica mais fácil.
Portanto, uma marca forte e reconhecida pela sua reputação, qualidade, honestidade e princípios, alavanca uma vantagem competitiva no mercado.