Gerenciar os estoques é programar o abastecimento de acordo com a demanda de cada praça e período. A falta de produtos acarreta na perda de vendas, por outro lado o excesso aumenta os custos. Uma boa gestão busca ter a quantidade certa no tempo certo para atender os clientes com máxima eficiência e menores custos.

Para atingir essa finalidade temos que ter um bom giro dos estoques.

O giro de estoques é uma análise que ajuda o varejista a acompanhar o ritmo de seus estoques, verificando o tempo de permanência dos produtos até sua venda. Além de evitar os excessos de estoques, previne as perdas por vencimento ou algum tipo de avaria.
O cálculo é o seguinte: basta dividir o total de vendas pela média de produtos armazenados.

Giro de Estoque = Vendas Totais / Estoque Médio

Quanto mais alto o giro dos estoques , mais saudável será o seu negócio.

Certamente o giro dos estoques dependerá da velocidade das vendas e também do tempo de entrega necessário para que os fornecedores possam reabastecer a sua empresa.

Neste cálculo, trabalhamos com os produtos de fluxo normal (aqueles que vendemos o ano todo), pois os produtos sazonais, como por exemplo os protetores solares, que tem sua venda maior em período de verão, sabemos que as maiores compras devem ser planejadas para o tempo da sazonalidade.

Além do Giro de Estoque é importante acompanhar a Cobertura dos Estoques. Ela mede o tempo em que os estoques cobrem as vendas até um novo abastecimento, porque o nível ideal de estoques também depende do tempo entre a compra e a entrada das mercadorias no ponto de venda.

O cálculo da cobertura de estoques é simples, basta dividir o total de estoques pela venda média diária, aí teremos a quantidade de dias com produtos em estoque até seu reabastecimento.

Cobertura = Estoque / Venda Média Diária

Concluindo: o giro dos estoques e a cobertura dos estoques são duas formas básicas para avaliarmos se haverá rompimento de estoques, ou se haverá excesso de estoques por período.

Uma boa prática que pode ser usada pelos varejistas é ter um bom relacionamento com seus fornecedores e fazer acordos indicando o número de vezes que o fornecedor pode reabastecer os estoques e em quais datas.

Você pode, por exemplo, combinar que o fornecedor faça o ressuprimento das quantidades negociadas duas vezes no período, assim adequando as quantidades compatíveis com sua demanda, e podendo planejar dois giros de estoques ao mês.

Por isso, quando possível, é bom fazer um planejamento em parceria com os fornecedores.