O Visual Merchandising é a pratica no setor de varejo de otimizar a apresentação de produtos e serviços para atrair envolver e motivar o cliente a fazer uma compra e trazer reconhecimento da marca.

Ou seja, o visual merchandising tem a proposta de chamar a atenção do cliente por meio de apelo visual e experiencia de sensações e que tenha boa impressão logo quando entra no estabelecimento.

Um bom projeto de visual merchandising proporciona o reconhecimento da marca, reforça a identidade da empresa no seu ponto de venda.

Isso significa que é uma ação relacionada aos processos desde a preparação do que será vendido ate a adequação as necessidades do cliente.

A seguir algumas dicas importantes para deixar a loja mais atraente:

  • padronize o visual da loja: a arquitetura e fachada devem ser compatíveis com o produto vendido, desde a entrada, vitrine, ate o interior, o ambiente deve ter o mesmo padrão visual;

  • ofereça acessibilidade: estacionamento, rampas, espaço para circulação nos corredores, corrimões se necessário, etc.;

    equipamentos e mobiliário que valorizem a marca: eles devem “dialogar” com os produtos vendidos;

  • faça um planograma de sua loja: uma representação visual dos produtos a venda, favoreça que o cliente perceba e se identifique com a lógica de organização da loja;
  • capriche nos pontos quentes ou de maior venda: geralmente ao lado do caixa, nesses espaços devem conter produtos nobres e que geram maior faturamento
;
  • sensações diversas : como o aroma de perfume da prazer ao cliente, e estabelece uma relação agradável;
  • vitrines: são o primeiro contato que temos numa loja e tem o poder de atrair o cliente, por isso deve estar muito bem montada e alinhada com os produtos a venda. 


De acordo com SEBRAE, uma boa identidade visual pode aumentar as vendas em até 40%, pois assim sua empresa é mais lembrada e melhor avaliada pelos clientes.